Wednesday, June 12, 2024

Conheça as novas modalidades em Paris 2024

Jogos Olímpicos de Paris, na França, entre 26 de julho e 11 de agosto deste ano, contará com duas novas modalidades: breaking e canoagem slalom: caiaque cross


Rafael Maroja e Davi Leiros.
Fonte: cnnbrasil.com.br
Em: 15/04/2024

Breaking

O breaking é um estilo de dança urbana que se originou nos Estados Unidos na década de 1970. Com raízes na cultura hip hop, o breaking tomou forma nas animadas block parties (festas de quarteirão) do bairro do Bronx, em Nova York, e é caracterizado por movimentos acrobáticos, passos estilizados e pelo papel fundamental do DJ e do MC (mestre de cerimônias) durante as batalhas, os dançarinos são camados de B-Boys ou B-girls.
As competições internacionais foram realizadas pela primeira vez na década de 1990, popularizando o estilo de dança tanto entre as comunidades do hip hop quanto para o público em geral ao longo do tempo.
O breaking contará, ao todo, com 16 B-Boys e 16 B-Girls. Os breakdancers vão se apresentar nos dias 9 e 10 de agosto, sendo o primeiro reservado para as B-Girls e o segundo para os B-Boys. O evento da dança urbana será realizado na Praça da Concórdia.

Caiaque Cross

A disputa é sempre um contra um e dinâmica, com os dois breakers compartilhando palco, música e assistindo de perto o movimento do adversário. Logo atrás, ficam os jurados, que observam com atenção cada passo em três rounds.
A canoagem slalom mais de 50 anos depois da estreia em Jogos Olímpicos, incluirá pela primeira vez uma disciplina em que os atletas competem uns contra os outros e não apenas pela tomada de tempo.
Primeiro, quatro atletas competem ao mesmo tempo. Eles iniciam a prova juntos a partir de uma rampa localizada acima da água, o que já é impressionante,
A partir daí os atletas competem entre si em um percurso com no máximo seis portões a jusante (acompanhando a correnteza) e dois portões a montante (contra a correnteza). É uma batalha constante que requer uma mentalidade bastante diferente em relação às provas individuais.

O Brasil possui três medalhas em campeonatos mundiais: bronze com Pepê Gonçalves em 2019 e um ouro (2017) e uma prata (2018) com Ana Sátila.
O Brasil entrou em ação em um dia de disputas do Pan-Americano de canoagem slalom, competição que acontece no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro. Na comeptição aconteceram baterias do caiaque cross – ou extremo –, modalidade que estreará no programa olímpico de Paris 2024. Dois brasileiros avançaram às semifinais masculinas: Pepê Gonçalves e Murillo Sorgetz. Ana Sátila, Omira Estácia e Beatriz da Motta não competiram nesta tarde, mas já estavam garantidas nas semis femininas. O dia ainda foi de decisões em categorias de juniores. O Brasil levou medalhas no masculino e no feminino. Destaque para Milena Sofia, que conquistou o ouro em uma final 100% brasileira.



Bboy Ratin e Bboy Leony vão representar o Brasil no maior campeonato de breaking
Imagem: rapnarua.com.br


No comments:

Post a Comment